Apresentação

O estudo da construção da Usina Belo Monte envolve ao menos três áreas do conhecimento: a temática energética, a questão ambiental e a problemática dos povos ribeirinhos e indígenas afetados pelas grandes obras necessárias ao desenvolvimento econômico. A sociedade tem exigido frequentemente informações sobre Belo Monte e somente alguns especialistas diretamente envolvidos conhecem a problemática.
O Museu Rondon, palco privilegiado de discussão das principais questões que envolvem os povos indígenas de nosso estado, coloca-se na vanguarda do debate, realizando o evento Energia, Ambiente e Populações Tradicionais, nos dias 23 a 25 novembro de 2011. Foram duas mesas redondas, uma mostra de vídeo e uma mostra de painéis sobre o tema. O evento foi aberto e gratuito. Participaram das Mesas Redondas aproximadamente 200 pessoas.

O Museu Rondon agradece a participação de todos; à diretoria da FAMEV e à coordenação de Cultura da UFMT pela cessão dos auditórios.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  • REALIZAÇÃO: Museu Rondon - UFMT
  • APOIO FINANCEIRO: FAPEMAT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso
  • COORDENAÇÃO: Profa. Heloisa Afonso Ariano - Departamento de Antropologia - UFMT.

  • Informações: Secretaria do Museu Rondon: 3615-8476 com Felipe das 14:00 às 17:00 ou envie um e-mail para energiapot@gmail.com.