terça-feira, 15 de novembro de 2011

PIERRE GIRARD

  • Graduação: B.Sc. em Geologia na Universidade McGill em Montreal (1983).
  • Mestrado em Ciências das Águas a Universidade Pierre et Marie Curie na França em 1986.
  • Ph. D. na Universidade do Québec em Montreal (UQAM) sobre hidrologia isotópica no âmbito de uma cooperação internacional com o Niger (África)
Antes de retornar ao Canadá para o seu doutorado, trabalhou na Guiana Francesa como hidrogeólogo na floresta amazônica. Após o doutorado, trabalhou como consultor em hidrologia até vir para o Brasil no final de 1994 para trabalhar como pesquisador visitante (CNPq) no INPE sobre a questão da poluição atmosférica devida as queimadas. Em 1997, começou a trabalhar no quadro do programa SHIFT (cooperação Brasil-Alemanha) no projeto Ecologia do Gran Pantanal na UFMT onde atuou como hidrólogo e especialista em ciclos biogeoquímicos junto à equipe de pesquisadores deste projeto. Em 2001 ajudou a fundar o Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP) onde atualmente apoia a coordenação de programas.

Coordena também os programas do Pantanal Regional Environmental Program (PREP) um programa da Universidade das Nações Unidas (UNU) hospedado na UFMT. É professor da UFMT desde 2002 e coordenou o curso de mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade desta Universidade entre 2003 e 2006. Também coordenou/coordena vários grandes projetos: Planejamento Estratégico para Consolidação do Grupo de Pesquisa do Programa de Pós Graduação Curso de Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UFMT/INPA); Consolidação da rede de pesquisa sobre os ecossistemas do Pantanal CPP; Sistema INternacional de Estudos sobre Recursos hídricos e Gerenciamento de Impactos devido ao Aquecimento global na bacia do Paraguai - SINERGIA. Além destas atividades pesquisa ativamente sobre a dinâmica de inundação no Pantanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário